O xarém é um prato típico algarvio, que pode ser comido como refeição principal ou acompanhamento. Em Olhão podem comer os melhores! São papas de milho, feitas com farinha de milho (moagem grosseira), às quais se pode juntar toucinho, bacon, conquilhas, ameijoas, etc.
É um hidrato de carbono, que nos fornece energia, e torna-se um excelente acompanhamento, por ser diferente das tradicionais batatas, massas arroz.
Atenção, sempre que puderem, comprem farinha de milho biológico!
Ingredientes:
- 1 chalota
- 2 dentes de alho
- 100g de milho
- 600g de água
- 2 c. sopa de azeite
- Coentros picados
- Sal q.b.
Picar uma chalota (que podem substituir por uma cebola pequena) e os alhos e refoga-los em 2 c. sopa de azeite, sem queimar. Retirar do lume e reservar. Entretanto, juntar a água com sal e a farinha de milho e leva-la ao lume, mexendo sempre para não ficar com grumos.
Quando as papas de milho começarem ferver, acrescenta-se o refogado todo e continua-se a cozer até engrossarem e ficarem macias. Juntam-se os coentros picados e retiram-se do lume.
Se comerem o xarém acabadinho de fazer, ele terá uma consistência de papa, se deixarem arrefecer, ele vai solidificar mas não perde a maciez, e pode ser cortado à faca! De uma forma ou outra, fica delicioso!
Bom apetite!