Adoro, como já sabem, um bom cheesecake…ou um belo cheesequeque! Adoro o sabor suave do queijo com o doce ácido de frutos vermelhos… mas queria algo que pudesse comer sem ficar com tanto peso na consciência!
Ora, em busca de doces maravilhosos, não pecaminosos…inventei a tarte de queijo e morangos! Inventar uma receita doce que não tenha tantas calorias não é fácil…esta tarte que inventei consegue ter menos calorias e também tem menos gordura! Mas atenção, não é como beber um copo de água ou trincar uma maçã! Vai engordar se for comida em excesso, claro!
Cálculos feitos, e divindindo a tarte em 8 fatias, ficamos com 160kcal e 5,83g de gordura por cada fatia de sensivelmente 114g!
Ingredientes:
Para a base:
- 200g de queijo filadélfia light
- 2 iogurtes naturais de 125g cada um
- 100g de farinha
- 2 gemas
- 15g de adoçante em pó (pingo doce)
- papel vegetal e margarina para forrar a tarteira
Para a cobertura:
- 250g de morangos
- 50g de açucar branco
- 30g de leite (2 c. de sopa)
Misturar todos os ingredientes da base com a batedeira até ficar um creme com bolhinhas…
Untar uma tarteira com um pouco de margarina e “colar” o papel vegetal. Colocar a mistura na tarteira e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos. No final da cozedura a tarte vai ficar com aspecto de “nave espacial” porque normalente enche de ar. Quando for retirada fura-se com um garfo.
Entretanto, enquanto a base está no forno, levar o açúcar a lume (médio) até começar a liquidificar para caramelo. Juntar as 30g de leite. Mexer bem e de seguida juntar os morangos. Deixar estar 10 minutos em lume brando e retirar.
Deitar a cobertura por cima da base e e quando arrefecer, levar ao frio!
Ao ataque!
Boa tarde
Marta
Nesta receita de tarte de morangos, é possível substituir os morangos (não que não tenha gostado, mas para variar e adptar a frutas da época) por outra fruta??
Se sim, qual e a quantidade de fruta é a mesma??
Obrigada
amc