Ontem, com tantas maçãs na fruteira, apeteceu-me inventar! E assim nasceu uma tarte de maçã diferente das tartes tradicionais…fiz três massas diferentes e uma calda de caramelo de leite que é qualquer coisa!
Deixo-vos a receita! Dá trabalho…mas no fim, vale a pena! Fica divina!
Ingredientes:
Base:
- 160g de Farinha
- 70g Margarina
- 100g de Açúcar
- 1 ovo
Massa do meio:
- 100g Farinha
- 100g Açúcar
- 100g Leite Magro
- 2 Gemas
- Raspas de 2 maçãs
Cobertura:
- 30g de Farinha
- 70g de Margarina
- 50g de Açúcar
- 4 Maçãs cortadas em gomos finos
Caramelo de leite:
- 100g de Água
- 200g de Açúcar
- 50g Margarina
- 100g de Leite
Para fazer a base, utilizar a margarina à temperatura ambiente. Amassar todos os ingredientes com a ponta dos dedos até que fique uma mistura homogénea. Fica um pouco peganhenta! Espalhar a mistura na base da tarteira e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Entretanto, misturar todos os ingredientes da massa do meio com a batedeira. Quando a base estiver dourada, retirar do forno e espalma-la com a ajuda de uma espátula. Verter a massa do meio por cima da base e levar ao forno durante mais 15 minutos.
Cortar 4 maçãs em gomos finos e reservar. Misturar os ingredientes da cobertura. Retirar a tarteira do forno, picar com um garfo e espalmar novamente com a espátula. Espalhar os gomos de maçã por cima das duas massas já cozidas e espalmadas, e de seguida, regar com a cobertura. Levar novamente ao forno, durante mais 15 minutos.
Entretanto, fazer o molho de caramelo! Levar ao lume a água com o açúcar. Mexendo sempre, deixar ferver em lume médio até que comece a engrossar e a mudar de cor. Quando começar a ficar com de mel, acastanhado, baixar o lume e «juntar a margarina, mexendo até que esta derreta e fique bem misturada. Sem retirar do lume, juntar o leite e mexer sempre. Deixar cerca de 5 minutos a ferver em lume baixo.
E enquanto se fez o caramelo, já a nossa tarte está pronta a sair do quentinho! Retirar do forno e deixar arrefecer.
Podemos optar por deitar algum caramelo por cima quando a tarte ainda está morna ou então guarda-lo para regar cada fatia quando for hora de servir!
Bon apetit!