Sopa de Lentilhas Vermelhas… uma Canja Vegetal!

As lentilhas vermelhas são leguminosas, de cor mais alaranjada do que vermelha. Esta variedade de lentilhas coze mais rapidamente do que as verdes e são igualmente ricas em nutrientes e proteínas, trazendo benefícios para a saúde, como podem ver no meu artigo Lentilhas Vermelhas em www.martasimoes.net.

O meu amigo Fernando Colaço, nas suas “veganices”, ensinou-me a fazer uma sopa de lentilhas vermelhas, que confiram vocês mesmos, fica com um sabor e até uma cor bem parecida com a de uma canja! Chamo-lhe canja vegetariana! As lentilhas, cuja cor é alaranjada, ao serem cozidas, perdem o tom, ficando com uma cor bege e desfazem-se, pelo que, por vezes, até se pode dispensar o uso da varinha mágica.

Fiz várias vezes esta sopa, até chegar à que eu julgo ser perfeita, quer em consistência, quer em sabor. É uma receita fácil, rápida e barata!

Deixo-vos a receita…

  • 250g de lentilhas vermelhas
  • 1 cebola grande
  • 30g de azeite
  • 2 Litros de água
  • 1 punhado de arroz (cerca de 40g)
  • Sal q.b.
  • 8 a 10 Folhas de hortelã

 

Num tacho, colocar as lentilhas, a cebola cortada, o azeite e o sal. Juntar os 2l de água e levar a ferver durante cerca de 25 minutos.

1 2 3

 

Quando as lentilhas estiverem desfeitas, passar com a varinha mágica, apenas para ficar um creme mais aveludado.

4 5 6

Juntar o arroz e deixar ao lume até que coza. Por fim, retirar do lume, juntar folhas de hortelã picadas e rectificar o sal, se necessário.

IMG_3114

Uma vez que estamos a juntar uma leguminosa (lentilha) com um cereal (arroz) estamos a fazer uma receita, que apesar da sua origem 100% vegetal, se torna numa proteína completa e super saudável!

Bom apetite!

 

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *