Com o vento lá fora e a chuva a cair, apetece coisas quentes…mantinha, lareira, bolinhos e chá! E assim inventam-se uns novos queques com cor e sabor da época, e sem glúten, para que quase todos os possam provar! Os queques de Pêra e Cramble de Noz são feitos com farinha de arroz e por isso sem vestígios de trigo! Para quem não está habituado, o sabor da farinha de arroz é mais forte e nota-se no aroma. No fim, cheiram e sabem a Outono…
Para os queques…
- 120 ml de leite
- 2 ovos
- 150g de açúcar amarelo
- 3 c. sopa de azeite
- 150g de farinha de arroz
- 100g de noz picada
- 2 pêras raladas
- 2 c. sopa de vinagre de sidra
- 1 c. de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- margarina para untar as formas
Para o crumble…
- 60g de açucar branco
- 50g de noz picada
- 50g de farinha de arroz
- 70g de margarina
- mel q.b.
Picam-se as 100g de nozes e ralam-se as pêras (que ficam quase puré…). Numa taça juntam-se a farinha, o açúcar, os ovos, o leite, o vinagre, o azeite, o sal e o bicarbonato de sódio, e bate-se muito bem com a batedeira. Depois juntam-se as nozes e a pêra ralada e envolve-se bem com uma colher. Untam-se as formas com margarina, e deita-se em cada cerca de 2 c. de sopa da massa. Levam-se ao forno a 160ºC durante cerca de 20 minutos.
Entretanto misturam-se os ingredientes do crumble, picando mais 50g de noz, e com a ponta dos dedos amassa-se até ficar uma mistura granulada e uniforme.
Retiram-se os queques do forno, mantendo-o ligado, e coloca-se a mistura do crumble por cima. Levam-se novamente ao forno até que fique tostado (uns 10 a 15 minutos) e retira-se do forno. No fim, para quem gosta e para humedecer, deita-se uma colher de café de mel por cima de cada queque.
Façam um cházinho de gengibre e canela para acompanhar!