Uma lasanha diferente, com abóbora, requeijão magro, espinafres e tomate… menos calórica que a tradicional lasanha, e quanto ao sabor…não lhe fica atrás! Na hora da digestão, pesará muito menos no estômago!
Ingredientes:
- 500g de abóbora
- 150g de espinafres frescos
- 2 latas de tomate pelado em pedaços (água escorrida)
- 300g de requeijão magro
- 100ml de leite magro
- azeite q.b.
- tomilho q.b.
- orégãos
- 2 c. sopa de vinagre balsâmico
- 1 malagueta pequena
- 4 dentes de alho
- 125g de folhas de lasanha
Cortar a abóbora em fatias muito finas, temperar com pimenta de moinho, coentros e uma colher de azeite e levar ao forno até que asse e fique mole.
Entretanto, num tacho, colocar uma colher de sopa de azeite, os alhos laminados e a malagueta limpa de pevides. Deixar cozinhar por 2 minutos em lume forte (não deixar queimar o alho) e de seguida juntar o vinagre balsâmico e o tomate. Deixar cozinhar cerca de 20 minutos até engrossar um pouco. Rectificar o sal e retirar do lume.
Colocar o requeijão num recipiente com os 100 ml de leite e esmagar, misturando bem os dois. Ralar o queijo parmesão e reservar.
Passar as folhas de lasanha por água a ferver até que fiquem amolecidas mas não totalmente cozidas (5 minutos).
Num tabuleiro quadrado, colocar uma camada de molho de tomate, depois uma camada de abóbora e uma de espinafres crus, polvilhar com o parmesão e repetir esta sequência até que se acabem os ingredientes. Na ultima camada, cobrir com o requeijão esmagado e polvilhar com tomilho e um fio de azeite. Levar ao forno, a 180º, cerca de 40 minutos, ou até que esteja gratinada. Servir com mistura de orégãos e sementes de girassol por cima!
Lasanha super light, fresca, natural, simples!
Bom apetite!