Laranja cristalizada… banhada em chocolate

Há coisas que nascem destinadas uma para a outra. De entre algumas que conheço, a laranja e o chocolate são das melhores combinações. O ácido fresco do citrino com o sabor quente e envolvente do chocolate. Excelente.

A Gourmarta meteu mãos à obra e decidiu experimentar esta delicia. E saiu-se muito bem! 🙂

Deixem-me dizer-vos que o processo de cristalização não é fácil. Tem que se ter paciência para que as coisas saiam bem. Eu estraguei 500g de açúcar, quase que estraguei uma panela e irritei-me… mas é mesmo assim, um passo para trás e dois para a frente.

Fiquem com a receita…se forem preguiçosos, faço por encomenda!

Ingredientes:
  • Casca de laranja
  • Açúcar
  • Água q.b.
  • Chocolate semi-amargo q.b.
  • Manteiga de cacau q.b.

Aqui, como podem ter reparado, não há quantidades. Tudo depende da quantidade de cascas de laranja que usar.

IMG_2151

Lavar muito bem as laranjas com água corrente. Cortar a casca da laranja, em tiras, ao alto, sem retirar muito da parte branca, mas deixando alguma.

Com as laranjas sem casca faça um sumo natural!

Coloque as cascas já cortadas de molho numa taça, durante 2 dias. Mude a água duas a três vezes por dia.

Depois deste banho demorado, escorra as cascas muito bem num escorredor e coloque-as numa bancada em cima de um pano bem limpo, para que consiga retirar-lhes o máximo de água e humidade.

IMG_2181

Pese as cascas já enxutas e anote o peso. Pese essa mesma quantidade em açúcar. Leve o açúcar ao lume com uma quantidade mínima de água (meio copo de água para meio quilo de açúcar foi o que meti) e mexa até que comece a ferver. Quando a calda ficar bem grossa e a borbulhar (…e foi aí que eu deixei ficar tão grosso que de um segundo para o outro formaram-se uns blocos duríssimos de açúcar e a água desapareceu) deite as cascas de laranja.

IMG_2183Mexa sempre e envolva as cascas bem. O ponto vai voltar a ficar menos grosso devido à humidade das cascas, por isso mantenha um lume médio e mexa sempre até que o ponto volte a ficar grosso. Não deixe escurecer. Depois de atingir um ponto mais grosso, retire as cascas com uma escumadeira e coloque-as separadas em cima de uma bancada de pedra bem limpa.

IMG_2185

Separe todos os pedaços e passe-os por açúcar branco, retirando o excesso.
Deixe os pedaços cristalizados numa travessa a secar, cobertos com um pano, durante mais 1 dia.

 

 

E agora o chocolate…

IMG_2207

Derreter, no meu caso cerca de 200g de chocolate semi-amargo + 20g de manteiga de cacau, em banho maria ou no microondas.

Mexa bem e mergulhe as pontas das cascas já cristalizadas. Deixe secar em cima de papel vegetal.

 

Quando estiverem bem secas, pode guardar em frascos ou saquinhos. Duram muito tempo e são assim uma espécie de delicia deliciosamente deliciosa!

IMG_2204

 

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *