Acima do Rio Tejo, no distrito de Leiria, precisamente na Nazaré, o peixe é de excelência, os legumes e frutas são divinos e a broa de milho é típica e deliciosa!
A faneca talvez seja o meu peixe favorito, que também era o favorito do meu avô Vitó. A avó frita-as como ninguém! Comi pela primeira vez na Nazaré e raramente vejo este peixe na culinária de outras zonas do país. É um peixe magro, que só tem 79Kcal por cada 100g …o problema das fanecas é que só sabem bem fritas!
Cuidado! As fanecas são um peixe sensivel e facilmente perecivel. Quando comprarem certifiquem-se de as guelras estão vermelhas, os olhos apresentam-se translucidos e o corpo está rijo, com uma coloração ligeiramente mais escura no “dorso”.
Quanto às migas, são bem diferentes das migas que se comem no alentejo… são boas e mais ricas do ponto de vista nutricional…recomendam-se!
Esclarecimentos à parte, apresento-vos as minhas fanecas fritas com migas de broa.
Precisamos de…
- fanecas frescas
- farinha q.b.
- 1 molho de grelos (…ou nabiças ou couve de cortar)
- 1 lata pequena de feijão frade
- 1/2 broa de milho
- 6 dentes de alho
- azeite q.b.
- pimenta preta de moinho q.b.
- sal q.b.
Levar um tacho de água ao lume até levantar fervura e colocar prontamente o molho de grelos (sem os talos), deixando-os a cozer durante cerca de 10 minutos. Escorrer a água e cortar os grelos finamente.
Picar a broa no 1,2,3 (a melhor opção) ou desmiolar à mão e escorrer o feijão frade, passando-o por água.
Numa frigideira, deitar o azeite e os alhos muito bem picados ou esmagados, refogar ligeiramente sem deixar queimar. Bastam cerca de 2 minutos. De seguida juntar o feijão frade, os grelos e a broa, envolvendo tudo.
Envolver bem a mistura, polvilhar com pimenta de moinho e ajustar o sal. Fazer um rolo com a mistura e deixar tostar dando-lhe voltas com cuidado para que não se desmanche.
Entretanto, fritemos as fanecas! Azeite, uma frigideira, fanecas e farinha!
Passar bem as ditas pela farinha e levar a fritar no azeite bem quente.
Mais simples não há! Aqui fica um prato diferente, tipicamente português!
Saudades tuas avô… e das nossas grandes conversas à mesa… <3