Da continua necessidade de criar receitas mais saudáveis e menos calóricas para as minhas pacientes, nasceu mais um doce vegan, que parece um cheesecake, mas não é!
Para evitar a cobertura, que levaria mais açúcar para ficar uma espécie de compota, decidi misturar tudo e fazer apenas com 2 camadas. Assim, as framboesas estão lá, mas o açúcar não!
Este cheesecake não tem ovos, não tem leite nem queijo, não tem natas, nem açúcar! As “natas” e o “leite” são vegetais. Sendo todos os ingredientes de origem vegetal, este doce tem zero colesterol. Também não tem glutén pois as bolachas que utilizei são aptas para celiacos.
A consistência é agradável e o sabor, diz quem provou, também!
Ingredientes:
Base:
- 200g de bolachas tipo maria sem glutén
- 2 c. sopa de margarina vegetal
Recheio:
- 200g de tofu
- 250g de natas de aveia
- 100ml de leite de aveia/arroz
- 200g de framboesas
- 4g de agár agár em pó (2×2 saquetas de 2g)
- 1 c. sopa cheia de maisena
- 50g de mel
- 50g de xarope de agave
Triturar o tofu com as natas, as framboesas, a maisena, o leite de aveia e o agár agár e levar ao lume até levantar fervura. Deixar cozinhar durante cerca de 5 minutos até engrossar e retirar do lume. Juntar o xarope de agave e o mel e misturar bem.
Entretanto, triturar as bolachas com a margarina e colocar no fundo de uma forma redonda, previamente forrada com papel vegetal. Colocar algum tempo no frigorífico, apenas enquanto a mistura arrefece um pouco.
Quando o recheio estiver morno, colocar por cima da bolacha e levar ao frigorífico até solidificar, o que demora cerca de apenas uma hora devido à potência do agár agár.
…e já está!