Hoje a Gourmarta inventa um bolo para uma amiga que faz anos… que de princesa que é, merece uma “gourmartice” assim… cheia de “requintice”! É um bolo assim como a minha amiga Laura… Doce e bonito/a, chique e fresco/a!
Parabéns conchita guapita!!! 😀
Sai então um pão de ló, com chantilly e abacaxi, salpicado com suspiros desfeitos e folhas de menta!
Ingredientes:
- Pão de Ló
- 7 ovos
- 250g de açúcar
- 150g de farinha de trigo
- 2 c. de chá de fermento
- 20g de óleo
- sal fino q.b.
Recheio:
- ½ lata de leite condensado
- 300g de abacaxi
- Suspiros q.b.
Calda:
- Sumo de abacaxi q.b. (+/- 1 200ml)
Cobertura:
- 400ml de natas para bater
- 3 c. sopa de açúcar em pó
- 1 c. sopa de açúcar baunilhado
- Suspiros q.b.
- Folhas de menta q.b.
Para começar, juntar as gemas com o açúcar e bater muito bem até ficar um creme esbranquiçado, seguidamente, juntar a farinha, o fermento e o óleo. À parte, bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Quando estiverem bem firmes, juntar as claras à massa com a ajuda de uma colher de pau até envolver tudo muito bem. Untar uma forma redonda sem buraco e levar a cozer no forno, pré-aquecido a 160ºC, durante +/- 40 minutos.
Entretanto, arranja-se o abacaxi e corta-se aos pedaços. Com uma varinha mágica reduz-se a puré. Depois vem a prova de paciência! Com um coador de rede muito fina, separa-se ao máximo a polpa do sumo do abacaxi, e reservam-se os dois.
Bate-se muito bem as natas (quanto mais frescas, melhor!) com uma colher de açúcar baunilhado. Quando estiverem a ficar mais firmes, juntar as restantes três colheres de açúcar em pó e continuar bater até que o chantilly fique o mais denso possível. Colocar no frigorífico.
Entretanto, partir o bolo ao meio, com cuidado para não deitar tudo a perder! Regar as duas metades com o sumo do abacaxi. À polpa do abacaxi bem escorrida juntar a meia lata de leite condensado e 2 ou 3 suspiros pequenos esmagados grosseiramente. Misturar bem e rechear o bolo.
Por fim, cobrir o bolo com o chantilly, suspiros esmagados e folhas de menta! A decoração, essa, fica na vossa imaginação! Como não gosto de coisas certinhas e simétricas, com ar de plástico e plasticina, a minha levou-me a isto… um verdadeiro bolo de princesa, imperfeitamente perfeito!