A minha sopa de poejos é super! Comida alentejana, barata, saudável e saborosa! Esta é feita com ovos escalfados, não tem carne nem outras gorduras a não ser o azeite. Façam e vão ver que vale a pena!
Vamos precisar de…
- 1 Molho de poejos
- 2 cebolas
- 4 batatas
- 6 dentes de alho
- Azeite q.b.
- 2 folhas de louro
- 1 raminho de coentros
- Pão alentejano “de ontem”
- 2 Tomates frescos
- 4 Ovos
Arranjar o molho de poejos aproveitando apenas as folhas. Fazer um refogado com a cebola e o azeite. Quando estiver loura, juntam-se as batatas fatiadas finamente, os poejos bem lavados e o louro. Guardam-se alguns poejos para depois… entretanto, junta-se água até cobrir as batatas e deixa-se cozer.
À parte, pela-se e corta-se o tomate e passa-se pela frigideira com um pouco de azeite até ficar bem salteado. Num pilão esmagam-se os alhos, previamente cortados em pedaços mais pequenos, com os restantes poejos.
Quando as nossas sopas já tiverem a batata bem cozida e emanarem um cheiro a poejos pela casa toda, junta-se o tomate salteado, os alhos esmagados com os poejos e também os coentros picadinhos. Mexer com cuidado para não desfazer as batatas. De seguida juntar os ovos um a um, cuidadosamente e bem separados, para escalfarem. Esperar cerca de 10 minutos e desligar o lume.
Numa taça, colocar fatias de pão duro, muito finas. Não é necessário colocar muitas. Para começar, umas 6 fatias, e se necessário, acrescentar mais depois, isto para que não absorvam o caldo todo. Também podem colocar as fatias no prato e juntar as sopas por cima, se preferirem.
Servir as sopas com o pão e o ovinho por cima, em prato fundo.
Eu adoro…agora digam-me lá vocês!
Bom apetite!